preloader

Commodities respondem pela maior parte das exportações brasileiras

imagem

Oito commodities responderam, no período de janeiro a setembro deste ano, por quase dois terços do valor de todas as exportações brasileiras. As vendas de complexo de soja, petróleo bruto e óleos combustíveis, minério de ferro, complexo de carnes, açúcar, milho, celulose e café somaram neste período nada menos do que 163 bilhões de dólares, com uma participação de 64,5% de um total exportado de 253 bilhões de dólares.
A maior parte desses produtos foi exportada para a China. Os embarques para o País asiático, dominados por produtos básicos, subiram 10,8% em relação ao ano anterior. Assim, a participação das vendas para a China já alcançou este ano a marca dos 30,5%.
Esse movimento reflete as vantagens comparativa do Brasil na produção desses bens, que são quase todos muito demandados justamente pela China, a segunda economia do mundo (atrás apenas dos Estados Unidos). Apesar do crescimento mais fraco da economia chinesa nos últimos anos, ela continua a ser o principal destino de quase todas essas commodities (óleos combustíveis, farelo e óleo de soja e café são as exceções). Só como exemplo, 61% de toda a carne bovina exportada vai para a China.



VOLTAR